quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A LINHA DO TEMPO

Década de 1970

1971 - É desenvolvido o primeiro jogo de arcade, o Galaxy Game, feito pela Stanford University, dois meses depois é lançado o Computer Space o primeiro jogo de arcade comercial.
1972 - A Atari lança o Pong, considerado por muitos o primeiro jogo de arcade a fazer sucesso.
1975 - A Midway lança GunFight o primeiro jogo de arcade a usar um microprocessador.
1976 - A Atari lança Night Driver, o primeiro jogo de arcade com perspectiva em primeira pessoa.
1978 - A Taito lança Space Invaders.
1979 - A Namco lança Galaxian.

Década de 1980

1980 - A Namco lança Pac-Man, o jogo de arcade mais vendido da história, após isso ela lançou King and Ballon que foi o primeiro jogo a conter vozes. A Data East lança o DECO Cassette System, a primeira máquina de arcade padronizada, onde vários jogos rodaram em cima dela. A Williams Electronics lança o jogo Defender, o primeiro jogo com múltiplos botões.
1981 - A Nintendo lança Donkey Kong, um dos primeiros jogos de plataforma lançados, no mesmo jogo também foi introduzido o personagem Mario (chamado de Jumpman)
1982 - A Iren lança Moon Patrol, o primeiro jogo a usar a técnica de parallax scrolling. No mesmo ano a Namco lança Pole Position, um dos mais populares jogos de corrida de arcade.
1983 - É lançado I. Robot, o primeiro jogo a usar gráficos em 3D. A Midway lança Journey, o primeiro jogo a conter sprites digitalizados. A Cinematronics lança Dragon's Lair, o primeiro jogo a conter vídeos de animação.
1984 - São introduzidas as primeiras máquinas de arcade com arquitetura 16 bits.
1985 - A Atari lança o primeiro jogo da série Gauntlet. A Konami lança Gradius, um dos mais famosos jogos de shooter da história, também lança Yie Ar Kung-Fu que apesar de não ser famoso é considerado o primeiro jogo de luta moderna. A Sega lança o seu primeiro jogo Space Harriers. A Nintendo lança a versão arcade de Super Mario Bros.
1986 - A Sega lança OutRun. A Exidy lança Chiller, o primeiro jogo a conter sangue e violência.
1987 - A namco lança o seu primeiro jogo em 16bits, Shadowland.
1988 - A Midway lança NARC, o primeiro jogo de arcade a rodar em uma plataforma de 32 bits. A Home Data lança Reikai Doushi, o primeiro jogo de luta digitalizado. A Namco lança Assault, o primeiro jogo a usar escalamento e rotação de sprites, também lançou Splatterhouse o primeiro jogo a ter classificação etária. A Atari lança Hard Drivin', o primeiro jogo a usar gráficos poligonais em 3D.
1989 - É lançado Exterminator, o primeiro jogo com gráficos totalmente digitalizados.

Década de 1990

1991 - A Sega lança a System 32, a primeira placa de arcade com arquitetura de 32 bits. A Capcom lança Street Fighter 2 revolucionando a forma de jogo competitiva.
1992 - A Sega lança a Model 1, a primeira placa de arcade a conter um processador exclusivo para calcular gráficos em 3D, para a placa no mesmo ano é lançado o seu primeiro jogo Virtua Racing. A Midway lança Mortal Kombat.
1993 - A Sega lança Virtua Fighter, o primeiro jogo de luta em 3D, também lança a placa Model 2, a primeira placa a conter sistema de texturing map com seu primeiro jogo Daytona USA.
1994 - A Midway lança Killer Instinct, o primeiro jogo a vir em disco rígido.
1998 - A Konami lança Dance Dance Revolution, o primeiro jogo de dança. A Sega lança a placa NAOMI, que utiliza o mesmo chip gráfico do seu console Dreamcast.
1999 - A Atari lança San Francisco Rush 2049, o último jogo a levar o nome da Atari.

Década de 2000

2001 - A Namco lança a placa System 246, com o jogo Ridge Racer V que utiliza hardware baseado no PlayStation 2.
2002 - Uma associação entre Namco, Sega e Nintendo lança a placa Triforce, que utiliza o mesmo hardware do Gamecube
2003 - A Sega lança a placa Chihiro, baseada no hardware do Xbox.

OS JOGOS MAIS POPULARES

MARIO BROS.

Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um Encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.3). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador. É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.

THE LEGEND OF ZELDA (SÉRIE).

The Legend of Zelda é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças que são encontrados nos calabouços, jogabilidade e pela superprodução. O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa o poder, atribuído a Ganondorf, um significa a sabedoria, atribuída a Zelda, e um significa a coragem, atribuída a Link. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo. Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.

DONKEY KONG.

Donkey Kong é um gorila, personagem de um video jogo criado em 1981 por Shigeru Miyamoto. Existe uma lenda urbana que diz que o primeiro nome Donkey Kong é uma má-tradução de monkey ("macaco"). No entanto, a verdade é que Miyamoto escolhera donkey ("burro") porque representa a "estupidez do macaco".

CASTLEVANIA.

Castlevania é uma série de videogame, criada e desenvolvida pela Konami. A série foi criada no Japão e seu título de debuto foi lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ Akumajō Dorakyura, lit. "Castelo Demoníaco do Dracula"), seguido por um remake para a plataforma MSX2 em 30 de outubro de 1986. Apesar da conversão para MSX2 (de título Vampire Killer na Europa e no Brasil) ter sido lançado primeiro fora do Japão, a série não recebeu grande atenção fora do país até que a versão para Famicom Disk System ter sido convertida para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System e internacionalizada para lançamentos de Castlevania na América do Norte e na Europa em 1987. Logo em seguida, a série se tornou um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação.

PAC-MAN.

Pac-man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade. O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

O PLAY STATION


PlayStation é um console de video game fabricado pela empresa Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2, com 138 milhões de unidades comercializadas.

O NITENDO ENTERTAINMENT SYSTEM


O Nintendo Entertainment System (NES) foi um lançamento da Nintendo para os EUA, Canadá, Europa e Austrália. Este primeiro console da empresa surgiu no Japão em julho de 1983 com o nome de Famicom (abreviação de Family Computer) e devido ao seu grande sucesso foi relançado naqueles outros países com o nome de NES. O sucesso deste console foi devido parcialmente ao seu baixo preço (cerca de cem dólares americanos ou estadunidense). O presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, deu instruções aos engenheiros da empresa para que fabricassem um videogame de baixo custo de produção e de uma tecnologia avançada, que não pudesse ser equiparada pelos seus concorrentes. Com um processador tão potente quanto os computadores da Apple daquele tempo, O NES era mais avançado do que o Atari 2600. O NES é considerado o salvador da indústria de videogames nos EUA, que andava decadente. O NES teve a estréia de grandes franquias como Super Mario Bros., Metroid, Zelda, Castlevania, Metal Gear, Final Fantasy e Mega Man.

O GAME BOY


O Game Boy é um videogame portátil desenvolvido pela Nintendo desde 1988 e hoje encontra-se na sexta geração, na versão micro.

ATARI


Durante os anos 70, a Atari se destacou ao produzir dezenas de jogos para a arcade. Tempo depois, Nolan Bushnell vendeu a empresa para a Warner, que tinha feito uma oferta irrecusável. Com o passar do tempo, houve um certo "choque" entre a nova direção e Nolan Bushnell porcausa do modo diferente dele administrar a empresa, e também irritando os magnatas que tinham comprado a compainha. Isso culminou com Nolan Bushnell sendo despedido. O primeiro console foi o Atari VCS (Video Computer System), produzido em 1977. Seu preço era alto demais (em torno de 200 dólares), e uma sucessão de novos consoles foi lançado para tentar estabelecer uma fonte de renda segura, até que, em 1978, lançou o Atari 2600, de longe seu maior sucesso (e posteriormente o ícone da empresa). Novos consoles com mais recursos foram lançados posteriormente (como o Atari 5200, o portátil Lynx, e o mais recente Jaguar), mas nenhum chegou perto das marcas de venda alcançadas pelo 2600 durante os anos 80. Haviam centenas de empresas produzindo jogos (que chegavam aos milhares de títulos) para o 2600, entre elas a SEGA, a Coleco, e a Nintendo. As vendas começaram a cair nos Estados Unidos entre 1983 e 1984. No Brasil foi lançado em 1983 pela Gradiente e continuou como o vídeo game mais popular até o final da década, quando a SEGA entrou no mercado com o Master System. Ainda assim, é possível encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo novos jogos compatíveis com esse console. O insucesso frente às grandes marcas surgidas à partir da "terceira geração" de video games de 8 bits causou problemas financeiros na Atari. No início dos anos 90, a companhia investiu no portátil Lynx, que não teve a mesma aceitação que o concorrente Game Boy, da Nintendo. Em 1993 lançou, em parceria com a IBM, o Jaguar, console de 64 bits, e o mais avançado de seu tempo. Mas a carência de jogos e o alto preço do aparelho fez com que as vendas nunca decolassem, sendo mais tarde eclipsado pela Nintendo com o Nintendo 64, bem como pela Sony, com o seu primeiro console, o PlayStation. Ao longo dos anos 90, a inabilidade da Atari em acompanhar o mercado de consoles culminou com a venda de suas divisões para diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria marca para a Infogrames em 2001. Desde então, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari em seus produtos, e assim produziu jogos de sucesso, como a série Civilization.