quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A LINHA DO TEMPO

Década de 1970

1971 - É desenvolvido o primeiro jogo de arcade, o Galaxy Game, feito pela Stanford University, dois meses depois é lançado o Computer Space o primeiro jogo de arcade comercial.
1972 - A Atari lança o Pong, considerado por muitos o primeiro jogo de arcade a fazer sucesso.
1975 - A Midway lança GunFight o primeiro jogo de arcade a usar um microprocessador.
1976 - A Atari lança Night Driver, o primeiro jogo de arcade com perspectiva em primeira pessoa.
1978 - A Taito lança Space Invaders.
1979 - A Namco lança Galaxian.

Década de 1980

1980 - A Namco lança Pac-Man, o jogo de arcade mais vendido da história, após isso ela lançou King and Ballon que foi o primeiro jogo a conter vozes. A Data East lança o DECO Cassette System, a primeira máquina de arcade padronizada, onde vários jogos rodaram em cima dela. A Williams Electronics lança o jogo Defender, o primeiro jogo com múltiplos botões.
1981 - A Nintendo lança Donkey Kong, um dos primeiros jogos de plataforma lançados, no mesmo jogo também foi introduzido o personagem Mario (chamado de Jumpman)
1982 - A Iren lança Moon Patrol, o primeiro jogo a usar a técnica de parallax scrolling. No mesmo ano a Namco lança Pole Position, um dos mais populares jogos de corrida de arcade.
1983 - É lançado I. Robot, o primeiro jogo a usar gráficos em 3D. A Midway lança Journey, o primeiro jogo a conter sprites digitalizados. A Cinematronics lança Dragon's Lair, o primeiro jogo a conter vídeos de animação.
1984 - São introduzidas as primeiras máquinas de arcade com arquitetura 16 bits.
1985 - A Atari lança o primeiro jogo da série Gauntlet. A Konami lança Gradius, um dos mais famosos jogos de shooter da história, também lança Yie Ar Kung-Fu que apesar de não ser famoso é considerado o primeiro jogo de luta moderna. A Sega lança o seu primeiro jogo Space Harriers. A Nintendo lança a versão arcade de Super Mario Bros.
1986 - A Sega lança OutRun. A Exidy lança Chiller, o primeiro jogo a conter sangue e violência.
1987 - A namco lança o seu primeiro jogo em 16bits, Shadowland.
1988 - A Midway lança NARC, o primeiro jogo de arcade a rodar em uma plataforma de 32 bits. A Home Data lança Reikai Doushi, o primeiro jogo de luta digitalizado. A Namco lança Assault, o primeiro jogo a usar escalamento e rotação de sprites, também lançou Splatterhouse o primeiro jogo a ter classificação etária. A Atari lança Hard Drivin', o primeiro jogo a usar gráficos poligonais em 3D.
1989 - É lançado Exterminator, o primeiro jogo com gráficos totalmente digitalizados.

Década de 1990

1991 - A Sega lança a System 32, a primeira placa de arcade com arquitetura de 32 bits. A Capcom lança Street Fighter 2 revolucionando a forma de jogo competitiva.
1992 - A Sega lança a Model 1, a primeira placa de arcade a conter um processador exclusivo para calcular gráficos em 3D, para a placa no mesmo ano é lançado o seu primeiro jogo Virtua Racing. A Midway lança Mortal Kombat.
1993 - A Sega lança Virtua Fighter, o primeiro jogo de luta em 3D, também lança a placa Model 2, a primeira placa a conter sistema de texturing map com seu primeiro jogo Daytona USA.
1994 - A Midway lança Killer Instinct, o primeiro jogo a vir em disco rígido.
1998 - A Konami lança Dance Dance Revolution, o primeiro jogo de dança. A Sega lança a placa NAOMI, que utiliza o mesmo chip gráfico do seu console Dreamcast.
1999 - A Atari lança San Francisco Rush 2049, o último jogo a levar o nome da Atari.

Década de 2000

2001 - A Namco lança a placa System 246, com o jogo Ridge Racer V que utiliza hardware baseado no PlayStation 2.
2002 - Uma associação entre Namco, Sega e Nintendo lança a placa Triforce, que utiliza o mesmo hardware do Gamecube
2003 - A Sega lança a placa Chihiro, baseada no hardware do Xbox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário